Apresentar as vogais, seus sons e as suas formas é parte essencial na construção do projeto pedagógico na educação infantil. Contudo, nós sabemos que trabalhar essa temática com as crianças nem sempre é uma tarefa simples, afinal, existem uma série de fatores externos que desprendem a atenção dos pequenos e dificultam a transmissão de ideias. Por isso, nós acreditamos que um bom planejamento alinhado a uma série de atividades bem elaboradas, podem ser uma verdadeira mão na roda durante o processo de aprendizagem. Essa atividade simples proporcionou as crianças um momento de diversão e muito aprendizado, favorecendo o desenvolvimento das competências linguísticas: oral ou escrita para aprender brincando.
Inicialmente construirão as vogais concretas com peças de encaixe, logo após partimos para dois desafios, o primeiro foi encontrar na sala objetos que iniciavam com as vogais A E I O U
Dando sequência ao nosso desafio, a turma foi separada em dois grupos onde a professora desenhou uma vogal na mão de cada um quando essa era pronunciada quem a tinha na mão deveria se colocar de pé o mais rápido possível, quem se levantasse primeiro ganhava pontos para sua esquipe despertando assim a agilidade, concentração, coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal,e
desenvolver a linguagem como forma de comunicação.
O estímulo de outras capacidades nesta idade, bem como o desenvolvimento psicológico e cognitivo deve ser de forma gradual. Sendo realizada através de atividades que a criança goste. Quando a atividade é tratada como brinquedo ou diversão, há mais chances de conquistar a criança.
PRÉ 2C
Professora: Débora Braga