Umas das formas dos educadores desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem é através do brincar, explorar o imaginário e suas próprias percepções. O objetivo deve ser levar o educando ao mundo da imaginação explorando em consonância o maravilhoso universo dos contos.
Deve se ressaltar que a ludicidade também deve ser uma proposta metodológica a ser trabalhada para favorecer a oralidade e a expressão corporal através do momento lúdico.
A ideia central dar-se pelo uso da cotação de história pela professora, com dramatização das crianças recontando as histórias através do nosso quadro em velcro. Os alunos foram divididos em 5 grupos para essa atividade.
O trabalho lúdico com contos clássicos ou literaturas diversificadas torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos, além de ser um recurso rico e viável para ser trabalhado na educação infantil.
A iniciativa é fazer com que durante as brincadeiras, as crianças adquiram a iniciativa e autoconfiança, quando lhes é permitido ter autonomia e liberdade. É muito importante aprender com alegria, pois enquanto se divertem, as crianças se conhecem e aprendem a descobrir o mundo.