Ouvir as crianças, indagá-las sobre a sua aprendizagem, é fundamental no processo de avaliação na educação infantil. O professor deve dar voz aos seus alunos, estimulando-os a falar, a expor suas opiniões sobre as aulas, as atividades e seu aprendizado em geral, assim como suas dificuldades e desafios. Foque no esforço das crianças em superar suas dificuldades e não no resultado. Não avalie e classifique seus alunos por desempenho, pois isso não é saudável e incentiva a competição. Estimule o esforço das crianças, pois essa é uma característica que a fará ser capaz de encarar novos desafios.
- No intuito de organizar algo diferente que exija um pouco mais de concentração, dedicação e atenção, chamamos de "prova" uma atividade passada em folha impressa sobre formas geométricas, assunto o qual já estava sendo trabalhado em sala de aula desde o início do ano.
Organizados em fileiras, os alunos estavam empolgados e com grandes expectativas pelas suas notas, a primeira no âmbito escolar.
UMA TURMINHA NOTA 10, SÓ PODERIA ACABAR TUDO EM 10
(Com o auxílio das professoras, todos receberam nota máxima, pois o intuito não era focar em notas mas sim trazer algo diferenciado e novo, pois a turma do Pré 2 C é muito avançada, e adora desafios, foi um prazer e de grande honra ser mediadora desse processo que futuramente acontecerá).