No dia 7 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A data visa chamar a atenção para a problemática que vem acontecendo em inúmeras escolas pelo país entre os alunos.
O 4º ano da EMEF Professor Sereno Afonso Heisler trabalhou o tema em sala de aula com uma história que fala sobre o deboche de forma bem divertida.
O livro ironiza a perseguição ao falar sobre pluralidade social, construção de identidade e afirmação das diferenças. Se todo mundo já foi incomodado por ser alto, baixo, gordo ou magro. Apresentando animais com as mais variadas características físicas e psicológicas, e ressaltando como cada indivíduo tem seu jeito particular de ser e se comportar, “Todos zoam todos” levanta uma reflexão sobre convivência e aceitação.
Com isso, o livro propõe o resgate de um brincar natural e saudável, e mostra como são relativas às diferenças, a depender do ponto de vista de referência de quem vive. Este é um livro que deixa de lado o modismo e o politicamente incorreto e convida a criança a pensar, de maneira lúdica e bem-humorada, sobre os sentidos e a existência da diversidade.
Além da história assistiram a um vídeo da Turma da Mônica que mostra que não é nada legal chamar os colegas e amigos de algum tipo de apelido. E em seguida criaram uma história em quadrinhos ou um desenho chamando atenção para o problema.