Os alunos das escolas municipais de Santa Clara do Sul tiveram um reforço extra da tecnologia no retorno das aulas presenciais deste ano, com o uso dos chromebooks para a realização de atividades escolares.
Os 100 computadores portáteis compactos foram adquiridos pelo governo municipal no segundo semestre de 2020, num investimento de R$ 215 mil, com recursos próprios, incluindo os laboratórios para armazenamento. Durante o período de aulas remotas em virtude da pandemia, os aparelhos foram utilizados pelos professores para a condução das atividades virtuais.
Atualmente, os chromebooks estão sendo utilizados para atividades pedagógicas presenciais, contemplando mais de 430 alunos desde a pré-escola até o 9º ano. Os computadores são usados para pesquisas sobre conteúdos abordados em sala de aula, testes, apresentações e jogos pedagógicos de raciocínio lógico, coordenação motora, escrita de vocabulário, manuseio do aparelho e uso adequado da internet, tudo adaptado conforme a faixa etária de cada turma.
De acordo com o secretário de Educação, Mauro Heinen, o principal objetivo é aproximar alunos e professores da tecnologia e suas múltiplas possibilidades, criando um ambiente de pesquisa e de criatividade.
O prefeito Paulo Kohlrausch destaca a importância dos professores e alunos se apropriarem de recursos tecnológicos, como os chromebooks, para potencializar o ensino e garantir um aprendizado ainda mais sólido e qualificado. “O mundo está cada vez mais competitivo e desafiador, por isso é fundamental o uso de ferramentas que estimulem a inovação e abram as portas para a criatividade”, salienta.
Alunos do 4º ano da EMEF Gustavo Seidel, de Sampainho, interagindo com a contação de uma história através do chromebook
Comments