top of page

Colégio será inaugurado neste sábado

Solenidade ocorre após o desfile cívico. Investimento municipal no prédio supera R$ 1 milhão


O Executivo marcou para este sábado, dia 20, a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler. A solenidade começa logo após o desfile cívico em alusão à Semana Farroupilha, cujo início está marcado para as 9h30min. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento, que terá a presença de autoridades, ex-alunos, ex-professores e pessoas que tiveram relação próxima com o colégio na época em que ele ainda funcionava em âmbito estadual.


Segundo o prefeito Fabiano Immich, o investimento na estrutura passa de R$ 1 milhão, contando a compra do imóvel, que pertencia à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), e a reforma do prédio, que sediava o antigo colégio estadual. “Além de desafogar a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo, o imóvel garantirá atendimento no turno inverso ao escolar, evitando que os jovens fiquem ociosos e possibilitando atividades sadias enquanto os pais trabalham”.


Num primeiro momento, a escola receberá alunos de quatro a seis anos que estudam na Emei ou que são atendidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes. São cerca de 1,2 mil metros quadrados de área e uma estrutura física que conta com 17 salas de aula.



Lembranças inesquecíveis


Clarice Heisler, 60 anos, é uma das mais entusiasmadas com o evento. Ela é esposa do professor Sereno Afonso Heisler (em memória), que dá nome ao colégio municipal a ser inaugurado neste sábado. “A minha maior expectativa é ver aquela escola movimentada com estudantes e educadores. Uma estrutura assim não podia ficar ociosa”.


Segundo ela, homenagear o seu marido com a denominação do colégio é um reconhecimento ao trabalho prestado por ele nesse educandário. “Sempre educou num sentido amplo, buscando ajudar a formar pessoas de bem, com valores duradouros”.


Foram 44 anos dedicados por Sereno à escola, sendo que no início também atuou como secretário e bibliotecário. “Será emoção pura participar dessa homenagem. Parece que vejo ele caminhando pelos corredores do colégio. Obrigada ao ex-prefeito Paulo Kohlrausch, ao atual prefeito Fabiano Immich e vice Inácio Herrmann, bem como à Câmara de Vereadores”.



Felicidade dobrada


Emoção parecida sente a educadora infantil Ivani Sandra Merlo Schwertner, 40 anos.


Moradora de São Bento, ela terá a possibilidade de ver o filho Gabriel, 6 anos, estudar na mesma estrutura em que concluiu o Ensino Fundamental. “É uma satisfação muito grande, pois o colégio me deixa recordações especiais. Um exemplo era a qualidade dos professores, que ensinaram muitas coisas importantes à minha vida. Temos que agradecer à administração municipal pelo empenho em retomar o imóvel”.


O secretário da Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, enaltece o engajamento dos funcionários públicos e das equipes de obras para que a reforma da instituição de ensino fosse concretizada. “Todos se empenharam ao máximo visando à conclusão do prédio”.


O município tomou posse do imóvel em setembro de 2012, após longo período de negociação com a CNEC. O espaço fica no centro da cidade e estava abandonado desde 2006. A inauguração da estrutura ocorreu em 12 de setembro de 1982. Há oito anos, o colégio estadual atende em nova estrutura, localizada na Rua Coronel José Diel.



Biografia de Sereno Afonso Heisler


Nascido em 7 de abril de 1944, quando Santa Clara do Sul ainda era distrito de Lajeado, Heisler foi diplomado regente do Ensino Primário pela Escola Normal Rural Estrela da Manhã em 1966, dando início à sua vocação: ser professor.


Em 1976, casou-se com Clarice Fröhlich, também professora. Dois anos mais tarde, concluiu a habilitação em Matemática na Universidade de Passo Fundo e, em 1979, se formou em Ciências com Habilitação em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul, disciplina na qual veio a atuar e que lhe garantiu uma carreira de sucesso.


Teve três filhos: Caroline, Daniel Afonso e Juliano André.


O professor Sereno Afonso Heisler ainda cursou especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, formando-se em 4 de fevereiro de 1988. Sempre foi ativo e participativo nas decisões e demandas locais, sendo membro da comissão emancipacionista.


Na primeira eleição de Santa Clara do Sul, em 1992, foi o vereador mais votado, com 192 votos. Também foi o primeiro presidente do Legislativo e relator da primeira Lei Orgânica do município. Além disso, atuou ativamente nas diretorias da Comunidade Católica e do Clube Centro de Reservistas.


Heisler dedicou-se à educação durante mais de quatro décadas. Sua atuação foi reconhecida com os prêmios de professor destaque nos anos de 2001 a 2004. Morreu em 17 de agosto de 2010, aos 66 anos, no Hospital Bruno Born, em Lajeado, vítima de um infarto.



Desfile cívico realça as potencialidades locais


Antes da inauguração do colégio, marcada para este sábado, ocorre o tradicional desfile cívico que retratará as potencialidades de Santa Clara do Sul. A saída será às 9h30min, em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo e a chegada, no novo colégio municipal, na Avenida 28 de Maio. O tema deste ano é “Escola e Família de Mãos Dadas”.


Além de colégios e de entidades culturais, esportivas e sociais, participarão da caminhada as soberanas da Feira das Flores, agricultores, pais de alunos e cavalarianos. Outro destaque é a Banda Marcial Fortaleza, de Rio Pardo, que entoará ritmos alusivos à data comemorativa dos gaúchos.


O evento ainda terá atrações como mateada com a Ervateira Macedo, brinquedos infláveis, feiras do Produtor e de Artesanato, além de música ao vivo. No dia, a biblioteca municipal ficará aberta ao público. Em caso de chuva, o desfile será cancelado.



Foto Rafael Simonis



Ivani terá a possibilidade de ver o filho Gabriel estudar na mesma estrutura em que concluiu o Ensino Fundamental


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page