Os alunos da rede municipal de ensino iniciaram as atividades escolares na semana passada, dia 19, com novidades. Entre as melhorias estão a reforma na estrutura dos colégios e o aumento do acervo bibliográfico. Cerca de 450 estudantes e 32 professores são beneficiados com a iniciativa municipal.
Conforme o secretário da Educação, Mauro Heinen, foram investidos R$ 112.851,29 em reformas e R$ 9.313,51 na compra de livros. “Seguindo a nossa missão de governo, que é viabilizar o desenvolvimento da comunidade, procuramos atender as principais demandas e necessidades dos alunos”.
Antecedendo o começo das aulas, professores, serventes e comunidade trabalharam juntos para organizar os espaços visando a uma boa receptividade dos estudantes. Aluna do 7º ano, Nicoly Konrath, 12 anos, ressaltou as melhorias feitas na Escola Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz, onde estuda desde o ano passado. “Gostei bastante. Mudou o piso e foi realizada a pintura. Tudo muito lindo”, observa.
Melhorias realizadas
- EMEF Frei Henrique de Coimbra, Nova Santa Cruz: substituição do assoalho por piso cerâmico; pintura interna; adaptações para acessibilidade em cada sala de aula.
- EMEF Sereno Afonso Heisler, Centro: reforma no piso cerâmico do refeitório; duas novas salas de aulas preparadas para receber novas turmas; instalação de um toldo na entrada lateral.
- Escola Willibaldo Both, Alto Arroio Alegre: novos computadores serão instalados no laboratório de informática; colocação de um toldo de acesso ao refeitório.
- EMEF Gustavo Seidel, Sampainho: toldo na entrada principal, para melhorar a segurança e a passagem dos estudantes e funcionários; academia ao ar livre é liberada para acesso de toda a comunidade.
Capacitações dos professores
A Secretaria de Educação desenvolveu momentos de capacitação para educadores da Emei Pequeno Mundo e das escolas municipais de ensino fundamental. Os encontros ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro, no Solar dos Lagos, em Cruzeiro do Sul, com períodos de integração, reflexão e conhecimento. Essa formação teve o apoio da Promotoria de Justiça de Lajeado e do Departamento de Assistência Social.
Segundo a coordenadora pedagógica municipal Edilaine Iensen, as capacitações possibilitaram trocas entre as educadoras, autoconhecimento, fortalecimento da equipe e motivação para o início do ano letivo. “Todos superaram e surpreenderam-se em suas expectativas. Iniciamos motivados e confiantes em fazer a diferença tanto na vida escolar quanto emocional dos alunos, compreendendo e respeitando melhor suas particularidades”, afirma.
Fotos Rafael Simonis
Comments