Lançamento do jornal das escolas e do segundo livro do município é uma das atrações
Três dias de atividades culturais envolvem a comunidade santa-clarense a partir desta quarta-feira, às 19h30min, quando ocorre a abertura da 13ª Feira do Livro e 6ª Mostra Pedagógica com apresentação da patronesse Léia Cassol, que é escritora de literatura infanto-juvenil e contadora de histórias. Na noite ainda haverá premiação do concurso de poesias e show do grupo musical “The Teachers”.
O tema deste ano é “Leitura: a Bola da Vez”. A livraria Armazém, de Estrela, fará a exposição de 15 mil obras relacionadas à literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e estrangeira. Outras atrações previstas no evento que segue até sexta-feira, dia 11, no Clube Centro de Reservistas, são as palestras dos escritores Sérgio Napp e Angélica Rizzi, apresentação de peças teatrais, jogos educativos, show de talentos locais, apresentações musicais e o 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, a edição deste ano tem várias novidades, como uma biblioteca itinerante instalada dentro de um ônibus que circulará pela cidade para vender livros. Outro destaque é o lançamento do jornal das escolas. Trata-se de uma publicação semestral na qual os colégios poderão divulgar as ações desenvolvidas com os alunos.
Ainda será lançado o segundo livro de Santa Clara do Sul, que é ligado à literatura infantil e conta toda a história do município, desde a chegada dos imigrantes até os dias de hoje.
Intitulado de “Aventura na Cidade das Flores”, a publicação tem 16 páginas compostas por fatos históricos descritos numa linguagem acessível às crianças. Ainda há pinturas e outras opções lúdicas que possibilitam a interação dos leitores.
Mostra pedagógica
Em paralelo à feira haverá a mostra pedagógica que envolverá cinco municípios do G8 – Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Progresso, Canudos do Vale e Cruzeiro do Sul – que participam do programa de formação de professores realizado na Faculdade La Salle, em Estrela. Na oportunidade, cada cidade mostrará o conteúdo desenvolvido com os estudantes a partir da capacitação que tratou da relação entre família e escola.
Declamação e Criação de Poesias
O coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Leandro Braun, informa que no evento serão divulgados os vencedores do 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias, que é realizado dentro do programa Santa Clara Mais Leitor. O projeto visa à leitura correta e à interpretação de textos, de modo que instigue o senso crítico da população. Toda a comunidade pôde participar do projeto, que começou no dia 28 de maio e se encerra na feira do livro.
Programação
Quarta-feira, dia 09/07
19h – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica;
19h30min – Abertura da 13ª Feira do Livro e apresentação da patronesse da feira: Léia Cassol;
Premiação do concurso de poesias;
20h30min – Apresentação do grupo musical “The Teachers”.
Quinta-feira, dia 10/07
8h30min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica;
Apresentação de talentos locais;
9h – Primeira sessão do espetáculo teatral “Tio Gordo e a Carta Misteriosa”;
9h45min – Apresentação local da banda “Som e Energia”;
10h30min – Histórias cantadas com Léia Cassol;
13h30min – Histórias cantadas com Léia Cassol;
14h20min – Apresentação da banda Som e Energia;
15h – Segunda sessão do espetáculo teatral “Tio Gordo e a Carta Misteriosa”;
19h30min – Espetáculo teatral “Quando Chegar a Hora”;
20h30min – Sarau cultural com apresentações de talentos locais: Banda SCS, Grupo Vozes do Sul, grupo teatral Sobreviventes do Riso, grupos de danças do Departamento Cultural.
Sexta-feira, dia 11/07
8h15min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica do G8;
8h30min – Espetáculo teatral “Quando Chegar a Hora”;
9h30min – Apresentações culturais intermunicipais
11h – Palestra com o escritor Sérgio Napp;
13h30min – Sarau Poetinhas Iluminados com escritora Angélica Rizzi;
15h – Palestra com o escritor Sérgio Napp.
Foto Rafael Simonis
Comments