Um dos eventos mais tradicionais do Vale do Taquari, a Festa do Colono Alemão do EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz, chegou à 34ª edição neste fim de semana com várias atrações que fizeram o público lotar as dependências do clube. Segundo informações da diretoria, mais de mil pessoas prestigiaram a programação.
O evento começou no sábado, com os torneios de bolão de mesa, canastra e schof kopp. Porém, as atividades principais ocorreram no domingo. Na parte da manhã, o destaque foi o concurso de plantar e debulhar milho e o trupm sege (serrar tora), que são jogos tipicamente germânicos com o objetivo de resgatar a cultura alemã.
Logo após o almoço, que teve em torno de 970 cartões vendidos, as categorias mirim e infantil do Grupo de Danças Alemãs Frölicher Kreis deram um show de simpatia e, com coreografias variadas, arrancaram aplausos do público. Ainda houve a presença do Dossmann e da Dossfrau, apresentação dos bonecos João Catavento (Sicredi) e Maderito (ConstruNeumann), além do concurso de valsa.
E para encerrar a festa, a animação ficou por conta da Super Banda K’necos. Em paralelo às atividades ocorreram as feiras colonial e da saúde, além de passeio de trilha que reuniu mais de 400 pilotos.
Fotos Rafael Simonis
Dez quilômetros de caminhada
Outra atração da Festa do Colono Alemão foi a caminhada feita por meio do projeto “Passeios na Colônia”, no domingo de manhã. Na ocasião, em torno de 60 pessoas de várias regiões do estado e do país, como São Paulo, percorreram em torno de dez quilômetros entre as localidades de Alto Arroio Alegre e de Nova Santa Cruz, contemplando as belezas naturais do município.
De acordo com o coordenador do projeto, Alício de Assunção, essa foi a primeira edição de caminhadas promovida em Santa Clara do Sul. A Rede Vale de Comunicação e a administração municipal apoiaram o evento.
Fotos Alício de Assunção
Kommentare