Com destaque à inovação, sustentabilidade e alimentação saudável, nessa terça-feira à noite, 6 de agosto, ocorreu o lançamento oficial da Santa Flor 2019. A solenidade foi realizada no Salão Paroquial e contou com a presença de autoridades, expositores e imprensa.
A primeira atração da noite foi a apresentação dos vestidos oficiais das soberanas do município – rainha Eduarda Uebel e princesas Estéfani Bald Walter e Jenifer Ruschel – que foram confeccionados a partir de uma inspiração nas flores e jardins de Santa Clara do Sul e na expansão da agroecologia, que hoje faz parte do desenvolvimento econômico da cidade.
Presidente da Santa Flor 2019, Patrícia Herrmann apresentou a programação do evento. Entre os destaques deste ano estão o show nacional com a Família Lima, gastronomia orgânica, salão da sustentabilidade, pub com cervejas artesanais e orgânicas, além de entretenimento para toda família. “A feira também proporcionará muitas oportunidades de negócios, sobretudo no setor da agroecologia”, mencionou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc), Cassiano Horst, ressaltou que a feira consolidará a coragem e a criatividade mútua entre a gestão pública e a comunidade. “Será um evento para celebrar os resultados dos programas Santa Clara Tem Valor e Santa Clara Mais Saudável e desta forma colher os frutos, que desta vez serão orgânicos e mais valorizados”, salientou.
Presidente da Câmara de Vereadores, Helena Herrmann mencionou que o Legislativo santa-clarense é parceiro e se coloca ao lado da administração municipal para auxiliar no desenvolvimento de Santa Clara do Sul. Ainda parabenizou e enalteceu o trabalho de todos os envolvidos na organização do evento.
O prefeito Paulo Kohlrausch adiantou que a quarta edição da Santa Flor terá três objetivos principais. O primeiro deles voltado à divulgação das potencialidades locais e à realização de negócios. O segundo propósito é atrair investimentos nos setores definidos como prioritários para o município, que são a gastronomia, o turismo e as agroindústrias focadas no beneficiamento de produtos orgânicos. “E o terceiro foco é posicionar Santa Clara do Sul como referência em agroecologia e fortalecer a nossa consciência em busca da sustentabilidade”, frisou.
Segundo o prefeito, a feira deste ano tem como diferencial a realização de seminários, oficinas e palestras para debater a produção orgânica e a sustentabilidade. “Esses temas estão alinhados com os programas municipais Santa Clara Mais Saudável e Santa Clara Tem Valor, que possuem na sua essência a inovação, a qual tem sido o eixo do governo municipal”, enfatizou, fazendo uma menção especial aos produtores de flores e de alimentos orgânicos do município, que são o motivo principal da realização da Santa Flor.
Outra inovação em relação às edições anteriores é a constituição de uma curadoria externa formada pela presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini; pela gerente regional do Sebrae Lajeado, Liane Klein e pela gerente do Escritório de Relações com o Mercado da Univates e mestre em Sistemas Ambientais Sustentáveis, Cristiani Reimers. A curadoria tem como propósito colaborar na realização do evento e torná-lo relevante para toda região.
Logo após a solenidade de lançamento, foram servidas bebidas orgânicas e um coquetel de massas ao som de Dalvan Sax House. A Santa Flor 2019 ocorrerá de 19 a 22 de setembro no ginásio municipal e no campo do Santa Clara FC. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.santaflor.tur.br.
O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Clara do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sicredi, Baldo SA, Banrisul Seja Vero, Lojas Benoit, Certel, STR Lajeado, Salva Craft Beer e Roalnet, além do apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Programação
SALÃO DA SUSTENTABILIDADE
19/09 – QUINTA-FEIRA:
- 13h30: Recepção dos Prefeitos
- 14h: Reunião da Amvat / Secretários de Educação / Secretários de Agricultura
- 14h45: Apresentação Badesul
- 15h: Abertura do Seminário de Agroecologia
- 15h30: Secretaria de Agricultura do Estado
- 16h: Apresentação Embrapa Clima Temperado Pelotas
- 16h30: Representante do MAPA – Secretaria Nacional da Agricultura Familiar
- 18h: Abertura Oficial da 4ª Santa Flor
20/09 – SEXTA-FEIRA
- 9h: Sustentabilidade e Agroecologia: uma oportunidade de mercado – Prof. Marlon Dalmoro (Univates)
- 10h: Gestão das Propriedades e Plano de Negócios – Sebrae
- 11h: Pesquisa em Agroecologia – Embrapa Clima Temperado
- 14h: Cadeias Curtas de Comercialização e APL Frutas, Hortaliças, Mel e Condimentos no Território Sul do RS – Embrapa Clima Temperado
- 15h: Produção Animal Orgânica / Avicultura
- 16h às 17h30: TALK SHOW / Mediação: Cíntia Agostini (Codevat) / Convidados: representante do MAPA - Política Nacional de Produção Orgânica; prefeito de Santa Clara do Sul - Programa Santa Clara Mais Saudável e Pedro Ernesto Denardin - Case Denardin Orgânicos.
OFICINAS
20/09 – SEXTA-FEIRA
- 14h às 16h: TERRITÓRIO DA CRIANÇA - Atividades voltadas ao público Infantil – UNIVATES, EMATER
21/09 – SÁBADO
10h às 11h30 - ESPAÇO ORGÂNICO
Orientações sobre agroecologia – EMATER
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
19/09 – QUINTA-FEIRA
- 18h: Cerimônia Oficial de Abertura
- 20h: Show da Família Lima
- 22h: Bico Fino Brothers Band
20/09 – SEXTA-FEIRA
- 14h: Orquestra Municipal de Santa Clara do Sul
- 16h: Talk Show
- 18h: Banda Lida Bruta
- 21h: Pedro Ernesto Denardin e Banda
- 22h30: Animação com DJ
21/09 – SÁBADO
- 9h: Reunião da AVAT
- 10h: Evento com escolas do município
- 16h: Banda Os Hermanos
- 18h: Orquestra de Teutônia
- 21h: Leandro Mallmann e Banda
22/09 DOMINGO
- 14h: O Viajante Encantado – Trupe Circense Wabbajack
- 15h: Cantando a Gente se Entende
- 17h: BARBARELLA
Komentáře