Município promove 13ª rústica neste sábado

Evento começa às 14h30min, em frente à praça. Não é aceita inscrição no dia da prova

A 13ª Rústica Cidade das Flores e Caminhada Orientada ocorre neste sábado, com percurso pelas ruas centrais do município e previsão de atingir o número de participantes do ano passado, quando 679 atletas de 25 cidades do estado competiram no evento.

As inscrições se encerraram na quinta-feira, 1º de maio. Os 100 primeiros a retirarem o seu número no dia da prova recebem um squeeze da Unimed, momento em que devem, também, entregar o quilo de alimento não perecível como forma de confirmar sua inscrição.

Na categoria infantil são três quilômetros de percurso com largada prevista para as 14h30min. Podem participar atletas nascidos em 2004-2005-2006 (pré-mirim), 2002-2003 (mirim) e 1999-2001 (infantil). Já na categoria adulto, o trajeto terá seis quilômetros, com saída às 15h30min e participação de competidores nascidos em 1995-1998 (juvenil), 1984-1994 (adulto A), 1973-1983 (adulto B), 1962-1972 (adulto C) e até 1961 (sênior). Em ambos os casos, a largada e chegada ocorrem em frente à Praça Irmã Crysantha. Se chover, a saída é no ginásio municipal.

Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Esportes, Mauro Heinen, cada competidor recebe uma fruta e uma água. Aos 600 primeiros colocados é entregue uma medalha do evento como lembrança. A rústica em comemoração aos 22 anos de Santa Clara do Sul visa à confraternização esportiva e estímulo às competições atléticas em níveis regional e estadual. O atleta menor de idade deve apresentar autorização ou estar acompanhado de uma pessoa responsável.

Heinen informa que os interessados na caminhada não precisam fazer inscrição, mas podem colaborar com a doação de alimentos não perecíveis, os quais serão repassados a entidades e escolas do município. Este ano a disputa contará com um novo sistema de cronometragem, que é mais moderno, em que os atletas terão seus resultados imediatamente logo após a prova. Isso também evitará falhas e as tradicionais senhas passam a ser desnecessárias.

Em paralelo ao evento ocorrem a feira da saúde, feira do produtor rural, tenda da leitura, brinquedos infláveis, mateada e música ambiente. A 13ª Rústica Cidade das Flores e Caminhada Orientada é uma realização da Fecomércio-RS, do Sesc e da Administração Municipal de Santa Clara do Sul, com apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, além da Brigada Militar.

Premiação

- Troféu para o 1º lugar de cada categoria e naipe; - Medalha do 2º ao 5º lugar de cada categoria e naipe; - Troféu para o 1º lugar geral das categorias infantil e adulto de cada naipe; - Medalhas de participação aos 400 primeiros colocados da categoria infantil e aos 200 primeiros colocados da categoria adulto.

Premiação especial

- 1º colocado de Santa Clara do Sul categoria infantil, ambos os naipes; - 2º, 3º, 4º e 5º colocados de Santa Clara do Sul categoria infantil, ambos os naipes; - Troféu de participação às primeiras 20 equipes inscritas.

Foto Arquivo/Rafael Simonis

São três quilômetros de percurso na categoria infantil e seis quilômetros na categoria adulto