O Ministério da Integração Social confirmou a liberação de R$ 359.757,15, no início deste mês, para a reconstrução da ponte sobre o Arroio Sampaio destruída pela enxurrada que atingiu a região em junho do ano passado. O valor excedente para executar a obra será de responsabilidade dos municípios envolvidos. Conforme o projeto elaborado pelo setor de Engenharia da prefeitura de Santa Clara do Sul, o custo total para erguer uma nova estrutura no local é de R$ 371 mil.
Na semana passada, o prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich, esteve em Mato Leitão para discutir detalhes da obra com a prefeita Carmen Goerck. Também participaram do encontro secretários e responsáveis técnicos de ambas as cidades. Ficou definido que cada município fará o aterro no seu lado. A partir de agora começa a ser elaborada a licitação para definir a empresa que executará os serviços, cujo processo fica a cargo do Executivo de Mato Leitão.
De acordo com o projeto arquitetônico, a ponte terá 22 metros de extensão, 9 metros de largura e 5 metros de altura. A estrutura será composta por dois pilares, suportará um peso de até 30 toneladas e terá duas pistas. Neste sábado, dia 17, os municípios assinam o termo de cooperação para dar andamento ao projeto.
Immich ressalta que a estrutura a ser construída sobre o Arroio Sampaio será uma ponte-modelo na região. “A obra voltará a facilitar o deslocamento dos moradores entre um município e outro, além de melhorar o escoamento da produção”. Opinião semelhante tem a prefeita Carmen. Segundo ela, em meio à crise que atinge as cidades gaúchas, é gratificante para Mato Leitão e Santa Clara do Sul poder repassar essa notícia importante aos moradores do Vale do Sampaio.
Foto Rafael Simonis
Foto Arquivo
Comments