top of page

Reunião alinha diretrizes para Chamada Pública de 2025 na Alimentação Escolar

Na quinta-feira, dia 16, ocorreu reunião entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agricultura, Emater/RS e agricultores locais, quando foram discutidos os principais pontos para a Chamada Pública de 2025, voltada ao fornecimento de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A iniciativa visa garantir a qualidade da alimentação escolar, promovendo ao mesmo tempo o fortalecimento da agricultura familiar. O município hoje possui 12 fornecedores com contrato vigente, tendo previsto para 2025 um orçamento próximo de R$ 200 mil para esta finalidade. O Edital deverá sair nas próximas semanas abre a possibilidade de novas adesões.

 

Recursos e Diretrizes Gerais

O PNAE estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos destinados à alimentação escolar sejam direcionados à agricultura familiar. Cada agricultor poderá comercializar até R$ 40.000,00 por ano, com um adicional de até 30% para produtos orgânicos. A medida busca incentivar práticas agrícolas sustentáveis e a produção local.

 

Logística de Entrega

Foram definidos protocolos para a entrega de produtos, que deverá ser feita diretamente nas escolas. Os itens passarão por conferência no local, incluindo pesagem e assinatura de termo de recebimento. Para garantir a qualidade e a praticidade, os produtos devem ser entregues livres de folhas e talos não utilizados na alimentação.

 

Embalagens e Transporte

Os itens deverão ser embalados em sacos plásticos próprios para alimentos e transportados em veículos fechados. Para produtos maiores, como melancias e melões, que não podem ser embalados individualmente, será permitido o uso de caixas adequadas.

 

Definição de Preços

A formação de preços tem como base pesquisas de preços realizadas em supermercados locais, que após são apresentadas aos produtores, garantindo transparência e equilíbrio entre os valores pagos e os custos de produção dos agricultores.

 

Com estas diretrizes, o programa segue alinhado aos objetivos de promover a saúde dos estudantes e o desenvolvimento sustentável na comunidade.

 

Santa Clara adquire produtos da agricultura familiar para escolas
Santa Clara adquire produtos da agricultura familiar para escolas
Reunião com produtores definiu regras para novo Edital
Reunião com produtores definiu regras para novo Edital

Texto e foto: Jônatas dos Santos

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page