top of page

Santa Clara do Sul realiza ação conjunta de combate a vetores no Centro da cidade

A Prefeitura de Santa Clara do Sul promoveu uma ação integrada entre o Departamento do Meio Ambiente e a Vigilância Entomológica, visando intensificar o combate a pragas e vetores que representam risco à saúde da população. Na manhã desta quinta-feira (8), as equipes realizaram uma inspeção em bueiros localizados na Avenida 28 de Maio, no Centro da cidade, com o objetivo de eliminar focos de doenças e pragas como baratas, mosquitos e outras espécies indesejáveis.


Para o prefeito Márcio Haas, a operação é parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade de vida dos moradores e prevenir surtos de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, zika e chikungunya, além de combater outros insetos e animais que podem causar incômodos e prejudicar o bem-estar da população. “Queremos ir ao encontro dos clamores da comunidade e sabemos que essa é uma causa de preocupação”, enfatiza Haas. Durante a inspeção, foi identificado que muitos bueiros eram focos potenciais para a proliferação dessas pragas, uma vez que acumulam água e lixo, criando o ambiente propício para a infestação.


Para o combate eficiente e seguro dessas pragas, será aplicado um produto biológico, não tóxico e que não representa riscos ao meio ambiente nem à saúde humana. O produto age diretamente sobre os insetos, sem causar danos ao ecossistema local, refletindo o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a saúde pública.


Além dessa ação específica, o município de Santa Clara do Sul também aderiu ao Programa Estadual de Controle do Borrachudo, uma iniciativa que busca erradicar o mosquito. Como parte deste programa, os agentes municipais receberam capacitação e orientação do Estado para a aplicação de Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), uma substância biológica eficaz no combate ao borrachudo.


A aplicação do BTI ocorrerá no período adequado para garantir a eliminação de focos do mosquito, em locais estratégicos identificados pela vigilância epidemiológica local. O produto biológico utilizado no combate ao borrachudo também segue os mesmos princípios de segurança e respeito ao meio ambiente, alinhando-se com a política de manejo integrado de pragas.


O prefeito de Santa Clara do Sul, reforça a importância dessas ações para a saúde pública e o bem-estar dos cidadãos. "Estamos trabalhando de forma responsável e coordenada, com um olhar atento para a saúde da nossa população e a preservação do meio ambiente. Essas ações demonstram o nosso compromisso com um município mais saudável e livre de doenças", declarou.


A população de Santa Clara do Sul também foi orientada a adotar medidas preventivas em suas residências, como eliminar focos de água parada e manter o ambiente limpo, contribuindo para o sucesso das ações de combate aos vetores.

As autoridades municipais seguem monitorando a situação e prometem novas ações ao longo do ano, com o objetivo de manter a cidade livre de surtos e garantir um ambiente seguro e saudável para todos.




 Texto e foto: Jônatas dos Santos

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page