O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Clara do Sul tem sido ponto de encontros mensais repletos de vitalidade e troca de experiências entre os idosos das mais diversas comunidades. Sob a coordenação do Departamento de Assistência Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem proporcionado momentos de socialização e aprendizado para os integrantes dos dez grupos da terceira idade, distribuídos em diferentes localidades.
Com o objetivo de fortalecer os laços comunitários e promover a qualidade de vida dos participantes, os encontros nas comunidades são marcados por uma variedade de atividades, que vão desde acolhida calorosa até dinâmicas e rodas de conversa sobre temas diversos. A interação social é crucial para manter os idosos ativos e saudáveis, destacando a importância de iniciativas como essas.
Com um total de 30 integrantes envolvidos no grupo do SCFV para diretorias dos idosos, que possui representantes dos 10 grupos, o impacto se estende muito além das paredes do CRAS. Estima-se que, em média, 360 pessoas por mês participem das atividades nas diversas localidades, evidenciando o alcance e a relevância desse projeto para a comunidade.
Para os participantes, esses encontros representam não apenas momentos de lazer, mas também oportunidades preciosas para fortalecer laços, adquirir novos conhecimentos e, acima de tudo, celebrar a vida em sua plenitude.
Confira a lista dos grupos:
Lebenserfahrung – Sampainho
Frohsinn – Picada Santa Clara
Froes Leben – Chapadão
Juventude de Ontem – Centro
Alegre Vivemos – Alto Arroio Alegre
Nova vida - Alto Arroio Alegre
Viver o Presente – Esportivo
Alegria de Viver - Nova Santa Cruz
Querência Amada – ERS 413
Viva a vida – Sampaio
Comments