Educadores que lecionam no Ensino Fundamental têm dois dias de curso em Estrela
Depois de beneficiar 45 professores da Educação Infantil do município em janeiro, chegou o momento dos 30 educadores que lecionam no Ensino Fundamental participarem da formação ministrada pela Faculdade La Salle, em Estrela. O treinamento oferecido nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, faz parte da segunda etapa da capacitação idealizada pelo G8 por meio das Secretarias Municipais de Educação.
O curso possui 20 horas de duração. Os professores que tiverem, pelo menos, 75% de frequência nas aulas recebem certificados. Entre os objetivos estão o desenvolvimento de competências, a construção crítica de conhecimentos e a compreensão dos direitos e deveres dos profissionais que atuam na área para criar um ambiente escolar integrado com a comunidade.
Num primeiro momento, todos participam de uma palestra motivacional sobre "O papel da escola na formação de cidadãos", incluindo temas como construção de valores morais e éticos, interdisciplinaridade, papel e desafios do educador, além de reflexões sobre qual a verdadeira missão do educador.
O palestrante é Adroaldo Lamaison, formado em Marketing, Teologia e Filosofia. Ele também estudou Psicologia durante três anos e foi diretor franqueado e instrutor da empresa americana Dale Carnegie. Hoje, é diretor da Lamaison Training e está no livro "Os 30 + em Motivação".
Depois da palestra são ministradas sete oficinas pedagógicas. Cada educador pode escolher três delas de acordo com o seu interesse. Os temas são: o papel do professor na construção de valores morais e éticos; resolução de conflitos no âmbito escolar (docentes, discentes, família e comunidade), utilização de novas metodologias no ensino, inteligência emocional na prática educativa, comunicação e empatia na relação professor-aluno, como ser um professor de alto desempenho e a organização do currículo por projetos de trabalho.
De acordo com o coordenador dos Programas de Educação do G8 e secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Gilmar Hermes, existe a necessidade de haver uma aproximação cada vez maior da escola com os pais. "No mundo marcado pelo individualismo, pela globalização e pelo domínio da internet, a tarefa dos educadores é humanizar as crianças".
Acredita que no momento em que a escola realmente estreitar os laços com a família, o estudante sairá fortalecido.
Foto Rafael Simonis
Komentar